A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Feriado de Nove de Julho

Por Fábio Silva Gomes

"Você tem um dever a cumprir", diziam os cartazes pela cidade

Nove de julho é a data magna do Estado de São Paulo, feriado desde 1997. Representa o dia em que os paulistas pegaram em armas para lutar pelo regime democrático no país, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. É uma data importante, que rende diversas homenagens, tal qual o Obelisco do Soldado Constitucionalista, que temos no Bairro Paulicéia, em São Bernardo, e a Avenida Nove de Julho, em São Paulo.
Um dia para todos os Paulistas se orgulharem!

Mesmo com mais de dez anos de feriado adotado pelo Estado, muitos ainda não sabem o significado desta data na história do país. No período entre Julho e Outubro de 1932, mais de 35 mil paulistas lutaram contra o regime ditatorial de Getúlio Vargas, iniciado em 1930, que fechou o Congresso e aboliu a Constituição. Destes, cerca de 890 morreram, dentre os quais os estudantes representados pela sigla MMDC: Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo. Getúlio ficou no poder até 1945, mas o sangue dos paulistas não foi derramado em vão: uma nova constituição foi promulgada em 1934.

Datas referentes ao período da revolução ou correlacionadas, como Nove de Julho, Dois de Outubro, Vinte e Três de Maio e outras, além de nomes como o dos Generais Isidoro Dias Lopes, Bertoldo Klinger e outros, fazem parte dos nomes de ruas de diversas cidades paulistas. Isto porque o povo tem orgulho destes heróis, partícipes da história do Estado mais rico do país.

O Estado de São Paulo sempre foi um dos mais importantes e influentes do Brasil, sem qualquer dúvida. E a conquista alcançada com o apoio de nossos bravos guerreiros enche de brios da nossa população, principalmente as gerações que se interessam pela história ou que conviveram, direta ou indiretamente, com ela. Este não é um feriado como os outros, mas representa uma vitória de nosso Estado, com uma justa homenagem.

Viva São Paulo! Viva Nove de Julho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário