A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Confira alguns nomes da política que nos deixaram em 2010


Newton Brandão, ex-prefeito de Santo André por três vezes faleceu no sábado de Natal

O ano de 2010 marcou pelas perdas de alguns grandes personalidades. Na política, não diferente, nomes famosos deixaram nosso mundo.

Da região, em um dia de festa para a maioria, Santo André ficou de luto. Seu ex-tri-prefeito Newton Brandão (PSDB), aos 83 anos, faleceu no sábado de Natal.

Segundo seus familiares, Brandão estava sofrendo com a perda dos irmãos que faleceram neste ano. Morreu dormindo na casa da filha, naturalmente. Ele concorreu à prefeitura andreense nas últimas eleições ficando em quarto lugar, já com mais de 80 anos.

São Paulo perdeu nomes importantes da política.Na véspera das festas natalinas, o ex-Governador do Estado, Orestes Quércia faleceu aos 72 anos vítima de um câncer na próstata.

Quércia descobriu a doença durante as eleições de 2010 quando era candidato ao Senado. Ele foi obrigado a abandonar a disputa cedendo lugar a Aloysio Nunes do PSDB, que acabaria vencendo em primeiro lugar. Natural de Pedregulho (SP), Quércia foi um dos fundadores do PMDB, ingressou no partido quando ainda era MDB e brigou pela democracia. Foi vereador, prefeito de Campinas e chegou ao Palácio dos Bandeirantes, onde governou de 1987 a 1991. Era considerado um ‘paizão’ para o interior, porém teve a gestão marcado por suspeitas de corrupção.

Outro concorrente ao Senado em 2010, Romeu Tuma (PTB) faleceu aos 79 anos, algumas semanas após o fim do pleito onde não conseguiu a reeleição. Foi delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e vice-presidente da Interpol, entrando na história pela rigidez e eficiência. Chegou a ser candidato a prefeito em São Paulo em 2000. Vinha lutando contra uma doença no coração.

No cenário internacional, Nestor Kirchner, ex-presidente argentino, esposo da atual presidente, Cristina Kirchner, faleceu aos 60 anos em decorrência de um infarto. Seu mandato foi marcado pela delicada situação economica do país. A notícia foi recebida com uma coomoção geral por parte da população.

Por Leandro Giudici - TvABCD - www.tvabcd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário