A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mês de Agosto está repleto de atividades da colônia italiana em São Bernardo


Por Leandro Giudici


No mesmo mês em que São Bernardo do Campo comemora 457 anos, 20 de Agosto, a colônia italiana vive mês intenso de atividades.

À partir desta segunda-feira (16), a Pinacoteca da cidade recebe a exposição das obras dos artistas Abruzzeses. No próximo dia 19, chega aqui a comitiva de Maróstica, cidade italiana irmã de São Bernardo, que visitará variados locais da cidade e assistirão a diversos eventos festivos comemorativos ao aniversário. Eles ficam cerca de 10 dias no Brasil.

No dia 27 às 19h, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo homenageia os Imigrantes Italianos e Seus descendentes em uma sessão solene presidida pelo vereador Fábio Landi (DEM). Diversos nomes que marcaram a história do município ligados à colônia, inclusive o nome indicado pela Brasilitália, recebem a comenda de São Bartholomeo.

Esperada o ano inteiro pelos italianos e descendentes, no dia 29 encerra-se o mês com chave de ouro com a Festa de São Bartholomeo, realizada no Parque Estoril. Após uma missa rezada no idioma italiano, os vários oriundis se reúnem em uma confraternização típica onde cada um leva um prato, bebida e compartilham os variados vinhos de fabricação artesanal nos tradicionais quiosques do parque.

Por fim, no dia três de setembro começa a "Festa dos Muitos Povos", que vai até o dia sete. À semelhança de 2009 o evento deverá ser um sucesso, reunindo diversas barracas de várias nacionalidades no Pavilhão Vera Cruz. A italiana se fará presente e deve ser uma das mais visitadas pelo público.


Brasilitália e Prefeitura trazem obras italianas à Pinacoteca

De segunda-feira (16) até o dia 25 de setembro, a Pinacoteca de São Bernardo do Campo, localizada à Rua Kara, 105 no Jd. do Mar, recebe exposição das obras dos artistas Abruzzenses, vindos da região de Abruzzo na Itália, Gigino Falconi e Mariantonieta Sulcanese, foram uma intermediação do Dpto. de Cultura da Sociedade Cultural Brasilitália juntamente ao Dpto de Cultura do município.

A exposição leva o nome "Tempo em Percepção". A entrada é gratuita e está aberta à visitação de terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone 4125-2466.

Nenhum comentário:

Postar um comentário