A voz e a vez dos Batateiros
O Batateiro se vê por aqui!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Tito Costa conta um pouco de história no "Bem Passado"
Por Fábio Silva Gomes e Leandro Giudici
O Bem Passado desta terça-feira, 17/08, entrevistou uma das figuras mais queridas e populares de São Bernardo do Campo, Antonio Tito Costa, jurista de renome, autor de diversos livros e ex-prefeito do município de 1977 a 83. A entrevista foi ao ar ao vivo pela TV ABCD (www.tvabcd.com.br).
De memória impecável e atualizado, Tito, aos 87 anos ainda esbanja vitalidade. No programa que fala de Memória e foi especial pelos 457 anos de São Bernardo, Tito contou as histórias sobre sua vida política - onde faz questão de dizer que não se aposentou - e que começou no início da década de 50 à convite do ex-prefeito Lauro Gomes, com quem trabalhou em um de seus primeiros empregos como advogado.
O apresentador Fábio Silva Gomes, neste programa, teve como comentarista nos dois primeiros blocos Sérgio Piola e, no último, Leandro Giudici, conterrâneo de Tito também natural de Torrinha-SP. E já que os dois primeiros entrevistados do programa até aqui são naturais da pequena cidade do interior paulista, algumas pessoas já apelidaram o programa de "Bem Torrinha".
Tito falou sobre o período militar e fatos importantes do mundo político durante sua estadia na prefeitura, como advogado do município e como gestor. Ele participou das duas gestões de Lauro em São Bernardo e na de Santo André, além de ter sido prefeito em SBC de 1977 a 1983, foi vereador em Torrinha, deputado federal constituinte, vice-prefeito de SBC na gestão Walter Demarchi e candidato a prefeito em 1996. É especializado em Direito Público e, principalmente, Direito Eleitoral. Está na ativa até os dias atuais.
O número de e-mails e participações durante o programa foi muito grande, não faltaram referências elogiosas e perguntas do tipo "Quando Tito voltará a ser prefeito?". O programa terminou, como sempre, na Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC) e a pergunta do dia foi: Quem foi o vice-prefeito de Tito Costa? A resposta: Mário Ladeia Rocha.
O programa estará disponível pelo Clube da TV ABCD (www.clubetvabcd.com.br), onde pode vistos na íntegra. Semana que vem, falaremos sobre a Festa de São Bartolomeo, cinquentenária no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo ainda em comemoração ao aniversário da cidade em 20 de Agosto.
http://programabempassado.blogspot.com/
OPINIÃO - Leandro Giudici
Um gentleman de Torrinha
Antonio Costa, posteriormente Antonio Tito Costa, um dos maiores nomes do Direito no país, o maior prefeito da história de São Bernardo do Campo, o mais famoso cidadão da minha amada e aprazível Torrinha é uma das poucas pessoas que deveriam poder serem tombadas pelo patrimônio histórico para viverem eternamente conosco, é o tipo de personalidade que dificilmente a geração de nossos filhos e netos verão.
Tito é o casamento perfeito de um exemplo de inteligência e trabalho com o período de maior transformação do nosso jovem país. Filho ilustre de uma belíssima cidade à 280 KM da Capital, diria eu (suspeitíssimo pra dizer) uma das mais belas, Tito próximo da 9° década de vida é um homem que usa o passado como exemplo e ainda enxerga bem e sem óculos o horizonte do futuro.
À semelhança de meu avô, citado artigos atrás (Os 80 anos de José Giudici), Tito saiu de sua cidade ainda um 'garrote' aos 12 anos para estudar, era a única opção de quem optava crescer profissionalmente. Outro fato pouquíssimo citado e que apenas engrandece mais esta grande história, é que sua família era, como muitas da área rural, muito simples. Seu pai Zé Vicente andava pela cidade em uma carraoça coletando lixo, conta meu primo Enéas Carvalho, caboclo orgulhoso do conterrâneo.
De tanta competência, foi chamado por um dos prefeitos mais lembrados em São Bernardo, Lauro Gomes, para trabalhar consigo. De lá pra cá Tito não saiu mais da vida pública e o número de benesses que trouxe dariam uma numerosa lista de obras, diretas e indiretas. Foi prefeito por pouquíssimo tempo, visto sua qualidade e se lembrarmos que Willian Dib (PSDB) governou a cidade por 6 anos, mas, deixou uma saudosa lembrança.
Vasculhando os cantos, talvez se encontre um opositor aqui ou acolá, mas nunca vi alguém que pudesse por em xeque o caráter de Tito Costa e, provavelmente jamais se encontre. Tito constituiu na cidade crescimento e visão de futuro e sempre tratou todos de maneira ímpar, do gari (by Boris Casoy) ao presidente da República.
No período da Ditadura militar foi chamado de 'comunista' pela crítica, algo que sua inteligência jamais permitiria que fosse real, defendeu os trabalhadores bravamente e antes de qualquer coloração partidária ou sigla, foi um dos patronos da democracia em São Bernardo do Campo, nascedouro de diversificadas lutas.
Quem chama Lula de herói, inclusive, às vezes mal sabe que se não fosse Tito Costa afungentá-lo na Santa Hermínia, nos cafundós torrinhenses, Lula talvez nem tivesse vivo hoje, perseguido pelo regime totalitário...
Tito é um geantleman, uma sumidade, uma raridade, um homem e um político em extinção, o eterno prefeito da capital social do Brasil, o presidente da República de São Bernardo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário