A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vereador italiano visita o Palestra São Bernardo

Damianno visitou a sede do clube no Bairro Ferrazópolis

Por Leandro Giudici

Na manhã desta sexta-feira (20), feriado de aniversário de São Bernardo do Campo, que completa 457 anos, o vereador italiano Damianno Giacometti do município de Castel Bolognese com aproximadamente 10 mil habitantes, próximo a Ímola, na região da Emilia Romana visitou a sede do Palestra no bairro Ferrazópolis. Ele aproveitou a viagem ao Brasil para conhecer várias associações ligadas à colônia italiana.

Antes da passagem na sede do clube, ele esteve na Sociedade Cultural Brasilitália, parceria do Alviverde, onde conheceu as instalações e aprendeu sobre as funções da entidade que presta assistência e reúne imigrantes e descendentes italianos na cidade.

Ontem (19) ele ainda esteve no coquetel de inauguração da exposição dos artistas Abruzzenses na Pinacoteca municipal de São Bernardo do Campo, onde se mostrou satisfeito com a valorização da cultura italiana.

Sabendo das raízes italianas do Palestra de São Bernardo, o simpático Damianno fez questão de ir até o local e conhecer a sede do Dogão. Após conhecer o ginásio de esportes do clube, que no idioma italiano se traduz ‘palestra’, Giacometti conheceu as salas de aula do Colégio Palestra de Educação e Cultura, os campos de futebol e por fim a sala de troféus do clube.

“É incrível como os brasileiros mantém viva as tradições italianas, fico feliz que haja clubes como o Palestra que valorizam suas origens desta maneira”, afirmou ele que já se considera palestrino e foi presenteado com uma flâmula do clube.
“Já tinham me dito que aqui em São Bernardo havia um clube que se chamava Palestra Itália”, disse ele que se referiu ao Alviverde como “Il maggiore di São Bernardo”.

Damianno esteve acompanhado da brasileira Joelma Sobral, que é moradora de São Bernardo.

O Palestra de São Bernardo foi fundado em 1935 por descendentes de italianos e se chamou Palestra Itália de São Bernardo até 1942 quando foi obrigado a retirar o ‘Itália’ do nome por imposição do Estado Novo do ex-presidente Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário