A voz e a vez dos Batateiros
O Batateiro se vê por aqui!
terça-feira, 29 de junho de 2010
As mais comentadas do Orkut
O BERNÔTÍCIAS vai a partir de agora comentar as manchetes mais discutidas na comunidade de São Bernardo do Campo no Orkut.
Diga-se de passagem, a comunidade batateira na rede mundial de relacionamentos mais popular do Brasil é uma das mais frequentadas e agitadas dentre as comunidades de diversas cidades do ABC e da Grande São Paulo. Chega a estar no mesmo nível da de Sampa, inclusive.
Lá são comuns quebra paus, discussões acaloradas, um verdadeiro fórum ateniense... Muitos tucanos, petistas, dibistas, marinhistas, dilmistas, serristas, palestrinos, bernardinos... A diversidade é grande! Um enorme acervo de ideias e opiniões, pessoas que se interessam em debater os assuntos da nossa cidadela.
Alguns têm interesses escusos, proteger o chefe que lhe garante seu cargo - os famosos "fakes" - outros querem sujar o nome dos políticos no poder, criar polêmicas em cima de seus nomes, quase uma missão como a de invadir o Castelo de Graskow em Heman, mas mesmo assim, é um bom lugar para quem procura se interagir um pouco mais com as 'bernardices'.
É um lugar para se rememorar muita coisa, se lembrar de muitas épocas e lugares, há muita utilidade pública, inclusive, fica a dica para os jornalistas pescadores de pautas.
Lá também há pessoas de extremo caráter e que fazem grande diferença, batalham por uma São Bernardo melhor e emitem opiniões eloqüentes. É um bom lugar para se fazer amizade, eu já encontrei várias e algumas delas hoje, abrem a geladeira da minha casa sem pedir.
Já houve até o chamado 'Orkontro' e apesar de ter sido a única reunião entre alguns dos mais de 36 mil membros, reuniu pessoas da mais alta qualidade.
Portanto, os temas mais relevantes, mais debatidos e mais polêmicos vão estar refletidos toda semana aqui, no BERNÔTÍCIAS.
sábado, 26 de junho de 2010
EC São Bernardo perde outra
Do BERNÔTÍCAS
Enquanto a maioria assistia o dramático jogo entre EUA X Gana, o Bernô voltou a sofrer novo revés na tarde deste sábado(26)fora de casa contra o AD Guarulhos no estádio Antonio Soares de Oliveira. A equipe batateira foi derrotada por 2x1 e passou a ter ameaçada a classificação à segunda fase do Campeonato Paulista da Série B.
Depois de uma estrondosa derrota para o Taboão na semana passada por 4x1, os torcedores aguardavam por uma recuperação, mas não foi o que se viu.
Com a derrota o ECSB que chegou a liderar o Grupo 06 por duas rodadas permanece provisoriamente na 4° colocação com 11 pontos, o Guarulhos que venceu a segunda partida seguida vai a 8 pontos. Em outra partida da chave o Taboão goleou o São Vicente por 3x0 e se isolou na liderança.
O Esporte ainda abriu o placar com Daniel, aos 21. Mineiro, aos 44, empatou o jogo, e Cassinho, aos 25 do segundo tempo, fez o gol da virada do Guarulhos.
O Vovô do ABC agora encara em sua última partida dentro de casa, o São Vicente no próximo domingo (04) às 10h no estádio Baetão.
Já que desgraça pouca é bobagem, três jogadores do São Bernardo teriam sido expulsos, o que gerou revolta na comissão técnica batateira, que avançou em cima da arbitragem.
A queda de rendimento do Alvinegro já começa a preocupar, nem tanto pelas partidas restantes, mas pela queda repentina de qualidade, o que evidencia problemas internos. Nos bastidores comenta-se que os salários dos bernardinos estariam atrasados.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Meu Adeus a Samuel Abud
ARTIGO
Leandro Giudici
FOTO: Meninos do Nandinho, vitoriosa equipe palestrina da década de 50. Samuel (o 4° em pé), sempre ao lado do grande amigo Felipe Cheidde. Nandinho é o último em pé.
Nesta terça-feira (22) pela manhã, retornando pela Rua Marechal Dedoro sentido bairro, resolvi passar no meu colega Samuel Abud, na lanchonete "Doce Sabor", onde ele sempre ficou, quase na esquina das Avenidas Prestes Maia e Faria Lima, em frente ao antigo EC São Bernardo. Iria convidá-lo para a festa de aniversário de 75 Anos do Palestra que irá se realizar em 02 setembro.
Samuel iniciou sua carreira de jogador de futebol no Palestra de São Bernardo na década de 50 com João Mariano de Campos, o "Nandinho", um dos maiores esportistas que São Bernardo já teve. Atuava ao lado dos amigos contemporâneos Cyro Cassettari, Felipe Cheidde, Theobaldo Coppini dentre outros, que acabaram por se tornar ilustres em nossa cidade.
Homem cheio de histórias, dono de grande simpatia, gentileza, carisma e lealdade, Samuel será sempre unanimidade. Para minha enorme surpresa e tristeza, ao perguntar a sua esposa onde estaria ele, tive a resposta de que Samuel faleceu há dois meses, precisamente no dia 26 de Abril por uma complicação em uma operação de visícula.
Abud era filho de sírios, daí os laços estreitos com o amigo Felipe Cheidde, que religiosamente frequentava sua lanchonete todos os dias para um bate papo. Abud, a propósito, na língua árabe quer dizer: "Sua marca no mundo"... Pode ser exagero dizer que Samuel deixou sua marca no mundo, mas ele grafou seu nome no 'mundo' das pessoas a sua volta.
Infelizmente o tempo já não permite uma divulgação maior sobre quem foi e o que fez, o que seria de grande valia, pois Samuel foi um exemplo de homem e cidadão, mas será, sem dúvidas, postumamente homenageado. Pelo menos pelo Palestra, isso eu garanto!
E assim, aos poucos os "Meninos do Nandinho" vão deixando nosso plano, levando consigo grandes histórias e principalmente saudade!
Dois meses depois, ainda que tardia, fica a minha homenagem, o "meu" Adeus a Samuel Abud!
terça-feira, 22 de junho de 2010
Paulo Leme assume comando do Palestra
Leandro Giudici
O Palestra de São Bernardo anunciou na noite desta terça-feira (22) durante o treino físico dos atletas no estádio Baetão, a substituição do técnico Paulo Roberto Lilló no comando da equipe Alviverde. Quem assume a vaga é um velho conhecido dos palestrinos, Paulo Leme.
A sequência de maus resultados obtidos pela equipe no Campeonato Paulista da Série B foi o estopim para a troca de comando no clube. O Palestra vem de três resutados adversos, São Bernardo (2x1), Taboão da Serra (3x1) e São Vicente (5x0) e ocupa atualmente a 7° posição com 9 pontos.
A direção de futebol do Dogão se reuniu nesta tarde e rompeu o contrato do antigo treinador amistosamente. Paulo Leme, que terá pela frente pelo menos mais cinco jogos pela primeira fase da Série B, conversou rapidamente com os atletas e procurou observá-los durante o treino físico comandado pelos preparadores Neno e Kauê. A comissão técnica permanece a mesma com exceção do auxiliar técnico Dinho, que preferiu acompanhar Lilló.
O gerente de futebol do Palestra, Flávio Alves, acredita na recuperação da equipe na competição e diz que todos os técnicos no clube recebem respaldo da diretoria. "Não foi apenas o último resultado o motivo da substituição, existiram outros fatores que se refletiram na equipe. O Palestra dá todo respaldo aos treinadores, não é uma derrota que derruba treinador no clube, porém, analisamos e decidimos que a mudança era necessária", fala.
Paulo Leme, ex-jogador do Santos na década de 80 e que atuou no Alviverde Batateiro em 1997 como jogador e treinador nos anos seguintes, 98, 99 e 2001, relata ter identificação com a equipe sambernardense e acredita na reação do time. "Venho acompanhando alguns jogos, gosto do Palestra, já joguei e treinei aqui, até por isso recebi o convite do Fábio Cassettari, já conheço a filosofia. Creio que a equipe tem muito potencial, vi bons jogos e o campeonato está em aberto, é muito equilibrado, estamos a apenas 6 pontos do líder, com duas vitórias poderemos voltar ao topo", afirma Leme.
Segundo o novo comandante a equipe assimilou bem a troca. "Eles são profissionais, sabem que a troca é comum e que os resultados precisam ser obtidos", finaliza.
O Palestra treina normalmente até sexta-feira à partir das 17h30 no Baetão.
Câmara homenageia comunidade italiana nesta quinta-feira
Leandro Giudici
A comunidade italiana de São Bernardo do Campo celebra na próxima quinta-feira (24) na Câmara Municipal uma sessão solene aos Imigrantes Italianos e seus descendentes. Todos os anos uma comissão formada por membros de várias associações elege cidadãos da cidade para uma homenagem.
Em São Bernardo há duas sessões que congratulam a comunidade, a desta quinta, às 19h30 no Plenário Tereza Delta é de autoria do vereador Hiroyuki Minami (PSDB), já até apelidado carinhosamente de 'Itariano' entre os membros da colônia. A outra sessão, herdada pelo vereador Fábio Landi (DEM) acontece ao fim do mês de Agosto e concede a comenda de San Bartholomeo.
A comunidade italiana de São Bernardo é a maior do ABC Paulista. Prova da contribuição altamente significativa dos italianos na evolução da cidade está em nomes de ruas, praças e até bairros de São Bernardo como Batisttini e Demarchi.
Os homenageados deste ano serão: Dr. Edvar João Luchesi, Eraldo Previato, Fernanda Ramazzina Vanzella, Luiza Tereza Bolognesi, Luiza Vezzaro de Souza, Mafalda Conti Sabatini, Maria Guglielmi Praun, Norberto Nicoletti, Pedro Américo Fruguli, Primo Bof, Sérgio Gianelli e Thereza Garcia Monte Serrat.
Mercadão irá se tornar Museu do Trabalhador
Leandro Giudici
Na mesma ocasião em que iniciou a demolição do antigo Mercadão Municipal de São Bernardo, entre a a Rua Marechal Deodoro e a Av. Armando Ítalo Setti, em frente ao Paço, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) anúnciou que na área derrubada será erguido o Museu do Trabalho e do Trabalhador. Uma referência turística, inédita no Brasil.
Como já havia sido noticiado aqui no BERNÔTÍCIAS, o prédio foi cedido pela antiga Administração municipal à Fuprem (Fundo de Previdência do Município) e agora deverá ser readquirido por um valor de R$12 milhões. O Rotativo, o Conselho Tutelar e a Cooperativo dos Servidores que ocupam áreas antes pertencentes ao Mercado serão transferidas para outros locais ainda indefinidos pela prefeitura.
Luiz Marinho reafirmou que o Museu do Trabalhador será uma referência turística, e que o projeto estava inserido em seu plano de Governo. Marinho conduziu o trator que derrubou as primeiras paredes do antigo Mercado. Em aproximadamente uma semana, toda a edificação deverá se tornar entulho. Variados objetos para uso de intoxicação foram vistos no local assim que a demolição começou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, o plano faz parte de uma valorização à região do Centro.
OPINIÃO
O primeiro Museu de São Bernardo
É absolutamente louvável o plano do prefeito Luiz Marinho de tornar o local, antes concentração de mendigos, drogados e prostitutas em um Museu. Trata-se de uma das ações mais felizes deste Governo, pois será o primeiro museu de São Bernardo do Campo, sem levar em conta que a Chácara Silvestre abriga o Serviço de Memória e Acervo.
Um município do tamanho do nosso, que já beira 1 milhão de habitantes, não pode deixar de possuir um museu, um local que resgate a memória de sua terra, do seu povo. A obra será um divisor de águas em algo que este blog tanto luta e prega, a identificação da população com a cidade, mesmo que esse museu aborde um tema específico. É um belo investimento em cultura.
Subliminarmente, o tema pode parecer referência ao partido do prefeito, o PT, e até sobre as origens de Luiz Marinho; Sindicato, CUT e tudo mais, mas e daí? Não deixará de ser uma homenagem ao trabalhador brasileiro, ao trabalhador sãobernardense.
Afinal, a população de São Bernardo do Campo é formada basicamente por imigrantes que vieram em busca de trabalho. Desde os imigrantes europeus, que chegaram no início do século passado e hoje seus descendentes são os nossos "tradicionais" moradores, como aqueles que vieram no rastro da insutrialização, a maioria nordestinos.
Foi o trabalhador quem engrandeceu nossa terra, graças aos seu empenho é que somos honradamente a 4° cidade do Estado e a 12° do país, à frente de diversas capitais como Porto Alegre-RS e Goiânia-GO. Aliás, nem somente isso, o trabalhador é o símbolo de São Paulo e a cara do Brasil.
Sejamos racionais e pensemos no bem da nossa cultura e da nossa cidade. Esse partidarismo que ecoa nas críticas chega a irritar. Nos comentários de um grande veículo da região um infeliz chegava ao cúmulo de lamentar que agora os mendigos estarão desabrigados... Oras! Que ele os leve-os para sua casa! Como existe gente besta nesse mundo.
Talvez um 'Museu do Automóvel', como há muito tempo se fala, seria bacana, do mesmo modo que seria um Museu que retratasse a história da cidade! Mas, infelizmente muito pouca coisa que pertencia ao nosso passado foi conservado, daí a dificuldade, mas não deixa o prefeito de estar de parabéns pela iniciativa.
Na mesma ocasião em que iniciou a demolição do antigo Mercadão Municipal de São Bernardo, entre a a Rua Marechal Deodoro e a Av. Armando Ítalo Setti, em frente ao Paço, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) anúnciou que na área derrubada será erguido o Museu do Trabalho e do Trabalhador. Uma referência turística, inédita no Brasil.
Como já havia sido noticiado aqui no BERNÔTÍCIAS, o prédio foi cedido pela antiga Administração municipal à Fuprem (Fundo de Previdência do Município) e agora deverá ser readquirido por um valor de R$12 milhões. O Rotativo, o Conselho Tutelar e a Cooperativo dos Servidores que ocupam áreas antes pertencentes ao Mercado serão transferidas para outros locais ainda indefinidos pela prefeitura.
Luiz Marinho reafirmou que o Museu do Trabalhador será uma referência turística, e que o projeto estava inserido em seu plano de Governo. Marinho conduziu o trator que derrubou as primeiras paredes do antigo Mercado. Em aproximadamente uma semana, toda a edificação deverá se tornar entulho. Variados objetos para uso de intoxicação foram vistos no local assim que a demolição começou.
Ainda segundo o chefe do Executivo, o plano faz parte de uma valorização à região do Centro.
OPINIÃO
O primeiro Museu de São Bernardo
É absolutamente louvável o plano do prefeito Luiz Marinho de tornar o local, antes concentração de mendigos, drogados e prostitutas em um Museu. Trata-se de uma das ações mais felizes deste Governo, pois será o primeiro museu de São Bernardo do Campo, sem levar em conta que a Chácara Silvestre abriga o Serviço de Memória e Acervo.
Um município do tamanho do nosso, que já beira 1 milhão de habitantes, não pode deixar de possuir um museu, um local que resgate a memória de sua terra, do seu povo. A obra será um divisor de águas em algo que este blog tanto luta e prega, a identificação da população com a cidade, mesmo que esse museu aborde um tema específico. É um belo investimento em cultura.
Subliminarmente, o tema pode parecer referência ao partido do prefeito, o PT, e até sobre as origens de Luiz Marinho; Sindicato, CUT e tudo mais, mas e daí? Não deixará de ser uma homenagem ao trabalhador brasileiro, ao trabalhador sãobernardense.
Afinal, a população de São Bernardo do Campo é formada basicamente por imigrantes que vieram em busca de trabalho. Desde os imigrantes europeus, que chegaram no início do século passado e hoje seus descendentes são os nossos "tradicionais" moradores, como aqueles que vieram no rastro da insutrialização, a maioria nordestinos.
Foi o trabalhador quem engrandeceu nossa terra, graças aos seu empenho é que somos honradamente a 4° cidade do Estado e a 12° do país, à frente de diversas capitais como Porto Alegre-RS e Goiânia-GO. Aliás, nem somente isso, o trabalhador é o símbolo de São Paulo e a cara do Brasil.
Sejamos racionais e pensemos no bem da nossa cultura e da nossa cidade. Esse partidarismo que ecoa nas críticas chega a irritar. Nos comentários de um grande veículo da região um infeliz chegava ao cúmulo de lamentar que agora os mendigos estarão desabrigados... Oras! Que ele os leve-os para sua casa! Como existe gente besta nesse mundo.
Talvez um 'Museu do Automóvel', como há muito tempo se fala, seria bacana, do mesmo modo que seria um Museu que retratasse a história da cidade! Mas, infelizmente muito pouca coisa que pertencia ao nosso passado foi conservado, daí a dificuldade, mas não deixa o prefeito de estar de parabéns pela iniciativa.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Mercadão deixará a paisagem de São Bernardo
Leandro Giudici
O velho mercadão municipal, em pleno centro da cidade, em frente ao Paço Municipal deixará definitivamente a paisagem de São Bernardo.
O prefeito Luiz Marinho (PT) deu início nesta manhã de segunda feira as obras de demolição do prédio. Já há alguns anos abandonado e reduto de drogados e prostitutas o prédio não deixará tanta saudade, principalmente daqueles que trabalham ou moram no entorno do local.
A demolição, apesar de decretar o fim de uma época saudosa aos seus moradores, é bem vinda pela maioria, ainda mais quando diversas torres erigidas em volta do Paço começam a ficar prontas e valorizar ainda mais a área.
A ideia de reunir em um mesmo local diversas vendas, armazéns, secos e molhados, farmácias, armarinhos etc é da década de 50. O prédio que agora começa ir ao chão foi instalado naquele local na década de 70 e foi também o primeiro supermercado de São Bernardo do Campo, o Morita, como alguns antigos ainda o chamam.
A área municipal foi cedida ao Fuprem (Fundo de Previdência do Município) recentemente como um pagamento de dívida e agora, a mesma, juntamente com a prefeitura definirá o que fazer no espaço. A administração avaliza se deve comprar novamente o terreno no valor de R$14 milhões.
Independente do que será construido em seu lugar, o fim da presença de vagabundos já é motivo de grande alegria aos Batateiros!
O velho mercadão municipal, em pleno centro da cidade, em frente ao Paço Municipal deixará definitivamente a paisagem de São Bernardo.
O prefeito Luiz Marinho (PT) deu início nesta manhã de segunda feira as obras de demolição do prédio. Já há alguns anos abandonado e reduto de drogados e prostitutas o prédio não deixará tanta saudade, principalmente daqueles que trabalham ou moram no entorno do local.
A demolição, apesar de decretar o fim de uma época saudosa aos seus moradores, é bem vinda pela maioria, ainda mais quando diversas torres erigidas em volta do Paço começam a ficar prontas e valorizar ainda mais a área.
A ideia de reunir em um mesmo local diversas vendas, armazéns, secos e molhados, farmácias, armarinhos etc é da década de 50. O prédio que agora começa ir ao chão foi instalado naquele local na década de 70 e foi também o primeiro supermercado de São Bernardo do Campo, o Morita, como alguns antigos ainda o chamam.
A área municipal foi cedida ao Fuprem (Fundo de Previdência do Município) recentemente como um pagamento de dívida e agora, a mesma, juntamente com a prefeitura definirá o que fazer no espaço. A administração avaliza se deve comprar novamente o terreno no valor de R$14 milhões.
Independente do que será construido em seu lugar, o fim da presença de vagabundos já é motivo de grande alegria aos Batateiros!
domingo, 20 de junho de 2010
Palestra perde em São Vicente
Leandro Giudici
O mar não está pra peixe no Palestra de São Bernardo. Neste domingo (20) a equipe sofreu sua terceira derrota seguida na cidade de São Vicente contra o time local (5x0) e se complicou na classificação para a segunda fase.
O Alviverde Batateiro ainda mantém plenas chances matemáticas, mas agora, em uma série de quatro jogos seguidos em casa - o estádio do Baetão - não pode mais sequer pensar em empates, vitória é a palavra de ordem!
As três derrotas palestrinas tiveram início após o clássico da cidade com o EC São Bernardo (2x1), na oportunidade, o Palestra esteve próximo do empate apesar dos desfalques. Em Taboão da Serra no entanto, a equipe não atuou bem, mas empatou até os 44 minutos do 2° tempo. Um gol de falta e um penalti inventado pela arbitragem ampliaram a vantagem do Taboão e neste domingo sofreu uma goleada escachapante da equipe que venceu na primeira rodada por 2x1.
Os comandados por Paulo Roberto Lilló, parafraseando o mesmo, não desaprenderam a jogar bola, são jogadores rodados, experientes e fechados, inexplicável uma derrota tão numerosa. Agora em casa, cabe esperar e torcer muito que a equipe não desonre a torcida que tanto ama e apoia a equipe. De todas as maneiras, com dor neste coração Alviverde, fica difícil imaginar que o time repita a façanha de 2009 quando o Dogão esteve a 30 minutos do acesso em Taubaté.
Único alento é saber que o Esporte também perdeu e em casa por 4x0 do Taboão da Serra, mas mesmo assim, ainda com um gol a menos que nós!
Reaja, Palestra!
1º Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Veículos
Quem nunca colecionou ou pelo menos sonhou em colecionar miniaturas de automóveis na infância? Quase todo menino já fez isso. Ir na padaria e pedir um carrinho que ficava na vitrine, ganhar um carrinho de aniversário... Me lembro ter ganho uma Kombizinha de presente e guardo com carinho um Mustang verde que comprei em Águas de São Pedro.
Ainda quando era um caboclinho tentei, mas não cheguei a colecionar mais de duas dezenas pela falta de dinheiro. Agora em São Bernardo, um evento vai reunir todos os aficcionados pelas miniaturas em uma exposição gigantesca dos carrinhos.
O “1º Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Veículos na Cidade da Criança” ocorre nos próximos dias 26 e 27 de Junho. Trata-se de um evento organizado pelo Clube de Colecionadores do ABC e realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Na exposição, estarão presentes mais de 50 colecionadores com suas miniaturas de veículos esportivos, especiais, antigos e contemporâneos, nos modelos hotwheels e em outras escalas. Serão mais de 5.000 miniaturas de Fuscas, Ferraris, Mustangs e tantos outros ícones desta paixão mundial.
Cícero Yukio Yokoya, 40, é vice-presidente do CPCVM - Clube Para Colecionadores de Veículos em Miniaturas. Sua coleção, de cerca de 3.500 carrinhos, começou em 2004, mas ele possui algumas raridades que guarda desde os oito anos de idade. “O colecionismo não é apenas medido pelo número de peças, mas pela comunidade criada por nós, e que se confraterniza. Em nossos eventos de SP, volta e meia os colecionadores de outros Estados participam. Há coleções que passam de geração em geração. Hoje não, já estão também cultivando o hobby as filhas, namoradas, esposas”, diz.
No evento, haverá sorteios e será permitida, inclusive, a exposição de carrinhos de visitantes e a troca. Haverá exposição de filmes e, no entorno do evento, dentro do Parque Cidade da Criança, uma exposição com diversos veículos antigos e especiais que estarão espalhados pelo espaço. Dentre as atrações, está um caminhão Ford tricampeão do Rali Internacional dos Sertões e bicampeão brasileiro de rali.
Trata-se do primeiro evento do gênero realizado pelo clube em São Bernardo do Campo, que já tem a expertise de realizar eventos do mesmo gênero e porte na capital paulista e em outras cidades do entorno.
Data: 26 e 27 de junho de 2010
Horário: das 10h às 16h
Local: Cidade da Criança
Endereço: Rua Tasman, 301 - Acesso pelo km 18 da Rodovia Anchieta - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - SP
Entrada: Gratuita
sábado, 19 de junho de 2010
Bem vindo ao Bernôtícia
Leandro Giudici
Nosso objetivo é noticiar, informar, opinar, entreter, debater e abordar quaiquer assunto relativo a nossa querida São Bernardo do Campo.
Somos uma cidade pujante, gigante, cheia de riquezas, sejam elas naturais ou conquistadas pelos homens.
São Bernardo faz parte da história do surgimento do nosso Estado com o advento dos Bandeirantes. "Paulistarvm Terra Mater" (Terra Mãe dos Paulistas) já diz nossa bandeira.
Evoluímos no encalço da imigração, primeiro a européia, com destaque para os italianos, posteriormente com a industrialização com a chegada de mineiros, nordestinos e gente de toda parte do país.
Temos motivos muito mais que suficientes para nos orgulharmos dessa terra que, porque não dizer (?), é um dos grandes pilares da saudável economia brasileira, porém o que o BERNÔTÍCIAS traz entre sua missões é conscientizar seus leitores da importância da população estar próxima da sua cidade, de se interessar pelos seus assuntos, fincar raízes neste chão, participar, contribuir com a sociedade sãobernardense. Não basta ser gentílico, é preciso ser cidadão! Não basta morar em São Bernardo, é preciso "viver" em São Bernardo!
Dessa maneira, podemos evoluir, valorizar nossa abastada cultura e pavimentar um futuro com uma geração orgulhosa de ter seu nome e sobrenome grafados no passado deste local.
Qualquer semelhança com bairrismo não é mera coincidência. Aqui você vai encontrar palavras e informações de quem ama e gosta dessa terra.
Já diria César: O maior Rio do mundo não é o Rio Nilo e sim o córrego que corta o seu rincão! Bem vindo a AutoCap Brasileira, a terra do Frango com Polenta, capital dos móveis, do pão com coxinha, da Represa Billings, dos movimentos sindicais, do nosso Palestra, do São Bernardo, minha e de tanta gente! Bem vindo Bernôtícia!
Assinar:
Postagens (Atom)