A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meu Adeus a Samuel Abud



ARTIGO

Leandro Giudici

FOTO: Meninos do Nandinho, vitoriosa equipe palestrina da década de 50. Samuel (o 4° em pé), sempre ao lado do grande amigo Felipe Cheidde. Nandinho é o último em pé.

Nesta terça-feira (22) pela manhã, retornando pela Rua Marechal Dedoro sentido bairro, resolvi passar no meu colega Samuel Abud, na lanchonete "Doce Sabor", onde ele sempre ficou, quase na esquina das Avenidas Prestes Maia e Faria Lima, em frente ao antigo EC São Bernardo. Iria convidá-lo para a festa de aniversário de 75 Anos do Palestra que irá se realizar em 02 setembro.

Samuel iniciou sua carreira de jogador de futebol no Palestra de São Bernardo na década de 50 com João Mariano de Campos, o "Nandinho", um dos maiores esportistas que São Bernardo já teve. Atuava ao lado dos amigos contemporâneos Cyro Cassettari, Felipe Cheidde, Theobaldo Coppini dentre outros, que acabaram por se tornar ilustres em nossa cidade.

Homem cheio de histórias, dono de grande simpatia, gentileza, carisma e lealdade, Samuel será sempre unanimidade. Para minha enorme surpresa e tristeza, ao perguntar a sua esposa onde estaria ele, tive a resposta de que Samuel faleceu há dois meses, precisamente no dia 26 de Abril por uma complicação em uma operação de visícula.

Abud era filho de sírios, daí os laços estreitos com o amigo Felipe Cheidde, que religiosamente frequentava sua lanchonete todos os dias para um bate papo. Abud, a propósito, na língua árabe quer dizer: "Sua marca no mundo"... Pode ser exagero dizer que Samuel deixou sua marca no mundo, mas ele grafou seu nome no 'mundo' das pessoas a sua volta.

Infelizmente o tempo já não permite uma divulgação maior sobre quem foi e o que fez, o que seria de grande valia, pois Samuel foi um exemplo de homem e cidadão, mas será, sem dúvidas, postumamente homenageado. Pelo menos pelo Palestra, isso eu garanto!

E assim, aos poucos os "Meninos do Nandinho" vão deixando nosso plano, levando consigo grandes histórias e principalmente saudade!

Dois meses depois, ainda que tardia, fica a minha homenagem, o "meu" Adeus a Samuel Abud!

Nenhum comentário:

Postar um comentário