A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mercadão irá se tornar Museu do Trabalhador

Leandro Giudici

Na mesma ocasião em que iniciou a demolição do antigo Mercadão Municipal de São Bernardo, entre a a Rua Marechal Deodoro e a Av. Armando Ítalo Setti, em frente ao Paço, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT) anúnciou que na área derrubada será erguido o Museu do Trabalho e do Trabalhador. Uma referência turística, inédita no Brasil.

Como já havia sido noticiado aqui no BERNÔTÍCIAS, o prédio foi cedido pela antiga Administração municipal à Fuprem (Fundo de Previdência do Município) e agora deverá ser readquirido por um valor de R$12 milhões. O Rotativo, o Conselho Tutelar e a Cooperativo dos Servidores que ocupam áreas antes pertencentes ao Mercado serão transferidas para outros locais ainda indefinidos pela prefeitura.

Luiz Marinho reafirmou que o Museu do Trabalhador será uma referência turística, e que o projeto estava inserido em seu plano de Governo. Marinho conduziu o trator que derrubou as primeiras paredes do antigo Mercado. Em aproximadamente uma semana, toda a edificação deverá se tornar entulho. Variados objetos para uso de intoxicação foram vistos no local assim que a demolição começou.

Ainda segundo o chefe do Executivo, o plano faz parte de uma valorização à região do Centro.


OPINIÃO

O primeiro Museu de São Bernardo

É absolutamente louvável o plano do prefeito Luiz Marinho de tornar o local, antes concentração de mendigos, drogados e prostitutas em um Museu. Trata-se de uma das ações mais felizes deste Governo, pois será o primeiro museu de São Bernardo do Campo, sem levar em conta que a Chácara Silvestre abriga o Serviço de Memória e Acervo.

Um município do tamanho do nosso, que já beira 1 milhão de habitantes, não pode deixar de possuir um museu, um local que resgate a memória de sua terra, do seu povo. A obra será um divisor de águas em algo que este blog tanto luta e prega, a identificação da população com a cidade, mesmo que esse museu aborde um tema específico. É um belo investimento em cultura.

Subliminarmente, o tema pode parecer referência ao partido do prefeito, o PT, e até sobre as origens de Luiz Marinho; Sindicato, CUT e tudo mais, mas e daí? Não deixará de ser uma homenagem ao trabalhador brasileiro, ao trabalhador sãobernardense.

Afinal, a população de São Bernardo do Campo é formada basicamente por imigrantes que vieram em busca de trabalho. Desde os imigrantes europeus, que chegaram no início do século passado e hoje seus descendentes são os nossos "tradicionais" moradores, como aqueles que vieram no rastro da insutrialização, a maioria nordestinos.
Foi o trabalhador quem engrandeceu nossa terra, graças aos seu empenho é que somos honradamente a 4° cidade do Estado e a 12° do país, à frente de diversas capitais como Porto Alegre-RS e Goiânia-GO. Aliás, nem somente isso, o trabalhador é o símbolo de São Paulo e a cara do Brasil.

Sejamos racionais e pensemos no bem da nossa cultura e da nossa cidade. Esse partidarismo que ecoa nas críticas chega a irritar. Nos comentários de um grande veículo da região um infeliz chegava ao cúmulo de lamentar que agora os mendigos estarão desabrigados... Oras! Que ele os leve-os para sua casa! Como existe gente besta nesse mundo.

Talvez um 'Museu do Automóvel', como há muito tempo se fala, seria bacana, do mesmo modo que seria um Museu que retratasse a história da cidade! Mas, infelizmente muito pouca coisa que pertencia ao nosso passado foi conservado, daí a dificuldade, mas não deixa o prefeito de estar de parabéns pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário