A voz e a vez dos Batateiros

O Batateiro se vê por aqui!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

As festas de quintal e as tradições familiares

ARTIGO

Fábio Silva Gomes é jornalista, tem 22 anos de idade e autor de oito livros. Nascido em São Bernardo do Campo, preside o "Projeto Origem das Famílias" que já biografou 145 família da cidade, caminhando para seu 4° volume, é colunista dos jornais Leia São Bernardo, União do ABC, entre outros, membro do COMPAHC e colabora com o Bernôtícias.


O século XX foi um século essencialmente familiar. Tempo de transformações relativamente curto para a História, mas longo para quem nele viveu sua árdua luta. Muitas famílias migraram e imigraram com o sonho de uma vida melhor, venceram, prosperaram. Seus filhos se espalharam, o sobrenome se fez, a vida hoje é bem diferente.

Criou-se algo no seio das famílias chamado tradição. Isso não importa se a família veio de outro Estado, se ficou estabelecida na capital antes de vir para o ABC, se conviveu com as fazendas de café do interior paulista. Todos criaram um modo de viver em comunhão que é clássico das famílias desse período, e que hoje não se vê. Os almoços juntos, os primos que se conheciam, a confraternização com os vizinhos, coisas que a sociedade verticalizada e medrosa de hoje não permite. Faziam-se as festas nos quintais, hoje já não dá mais.

Era um tempo de cidades pequenas e famílias grandes, ao contrário de hoje. A família era referência para o emprego que se arranjava, para as compras que se fazia, para os casamentos... tradição familiar, neste caso, não tratava apenas as famílias oriundas e estabelecidas em X, Y ou Z, mas sim das famílias estruturadas que honravam o sobrenome que tinham, tivesse ele a origem que fosse.

Em São Bernardo, uma das "festas de quintal" foi a base para a Festa de São Bartolomeo, que homenageia o padroeiro de Chiozza e que acontece anualmente, todo último domingo de agosto, no Parque Municipal Estoril. É uma festa cinquentenária que hoje congrega as famílias italianas da cidade, mas que começou pequena. São Bernardo, assim como as outras cidades do ABC, teve um salto populacional muito grande com o passar do tempo. Mas ainda possui estas famílias, que vivem como se fossem uma só...

Algo muito interessante que tem ocorrido - e que uma das famílias que pode opinar são os Demarchi, já considerados "a maior família regional residente numa mesma cidade" - são os encontros que muitas famílias realizam, de tempos em tempos. Estes encontros estavam em baixa ultimamente, o que é uma pena, mas é uma forma que as famílias tem de se confraternizarem, conhecerem seus ramos mais distantes, reestabelecerem essa tradição que não pode ser perdida. Conheço pessoas que viajam para longe para participar destes encontros familiares e trazer esta tão bonita união que os ancestrais ensinaram. E quem participa faz questão de mostrar a clássica foto que é tirada, com todo o clã reunido.

Escrevi a biografia de 145 famílias na cidade de São Bernardo do Campo - a maioria italianas ou de alguma outra origem européia - e pude ver o quanto elas são ligadas a estas tradições, que não podem desaparecer. Estou iniciando mais um livro no "Projeto Origem das Famílias de São Bernardo" e a cada dia descubro, relembro, junto mais um pedaço da linda história que tem a região do Grande ABC, e sobretudo minha cidade., Minha luta é perene para que a tradição nunca morra.

Um comentário:

  1. Buy Teton Trex Titanium Headsets | TITanium Arts
    Teton titanium nose hoop Trex titanium 170 welder Titanium Headsets. Teton Trex Titanium Headsets. Teton Trex Titanium Headsets. Teton Trex 2019 ford ecosport titanium Titanium micro hair trimmer Headsets. Teton Trex titanium bmx frame Titanium Headsets. Teton Trex

    ResponderExcluir